segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sequência didática - É proibido jogar aparelho eletrônico no lixo – descarte certo no lugar certo.


1.     CONTEÚDOS

Ø  O consumo dos equipamentos tecnológicos

Ø  Os tipos de lixo tecnológicos (destacando o eletrônico)

Ø  A má gestão do lixo eletrônico: os prejuízos e soluções

Ø  Reciclagem de lixo eletrônico para o desenvolvimento sustentável

Ø  Culminância


2.     PÚBLICO ALVO:

Alunos da EJA do ensino fundamental

3.     TEMPO ESTMADO:

05    AULAS

4.     OBJETIVOS

5.1- GERAL:

-          Refletir criticamente sobre o consumismo e os riscos ambientais gerados pelo descartes incorreto do lixo eletrônico.

5.2- ESPECÍFICO

- Apresentar conhecimento prévio sobre o tema.
- Construir um pensamento crítico sobre o consumo dos aparelhos eletrônicos.
- Compreender que o primeiro grande impacto do lixo eletrônico não é o seu descarte, mas sim a extração dos insumos necessário à sua fabricação.
- Examinar o problema causado pelo lixo eletrônico e a sua relação com as injustiças sociais que ocorrem na África.
- Refletir sobre a importância da reciclagem de lixo eletrônico.
- Pesquisar sobre pontos de coletas de resíduos sólidos para recolher o lixo que foram coletados.
-
5.     PROBLEMA
O que fazem os brasileiros com os equipamentos tecnológicos que custam tão caros para serem produzidos e que transformam-se em lixo em pouco tempo? Para onde vão os equipamentos eletrônico quebrados ou velhos da sua cidade?

6.     METODOLOGIA E CRONOGRAMA
1ª Aula: O consumo dos equipamentos tecnológicos
Iniciaremos a aula com a exibição do filme WALL-E (Sinopse:
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.) E discutiremos sobre o filme com as seguintes questões: Na sua opinião, quais são as chances de os fatos relatados no filme se tornarem realidade? Você sabe para onde vão todos os equipamentos eletrônicos jogados no lixo da sua cidade? Que tipo de mudança de comportamento a população precisa apresentar para que não aconteça conosco o que aconteceu no filme?
2- Em seguida, distribuiremos panfletos ou catálogos de uma cadeia de eletrônico e uma ficha com questões para que os alunos respondam individualmente por escrito e, posteriormente, façam uma discussão coletiva:
- Que tipo de aparelhos eletrônicos você possui?
- Quais aparelhos eletrônicos que você acha essencial em sua vida?
- Quanto tempo você costuma manter os celulares?
- O que acontece com os celulares descartados?
3- A partir das respostas dadas pelos grupos discutiremos sobre o consumo dos equipamentos tecnológicos e introduziremos o termo "lixo eletrônico" para a classe falando sobre algumas curiosidades a respeito da temática para despertar o interesse dos alunos, tais como: Você sabia?  - Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
-  A cada ano, 1,5 bilhão de celulares são substituídos. - Que nos países desenvolvidos, a vida útil dos aparelho eletrônico caiu de seis para apenas dois anos.
Em seguida, pediremos para os alunos escreverem em duas colunas o que sabem sobre este assunto e o que eles gostaria de saber sobre a temática e assim construir o cronograma das regências em um cartaz (ver anexo 1).
4- Atividade de pesquisa para casa: Pedir aos alunos para entrevistar pessoas da comunidade sobre a compra e o descarte de aparelhos eletrônicos. Neste momento será solicitado que os alunos elaborem em conjunto um questionário para as entrevistas.

2ª Aula: A insustentabilidade ambiental do ciclo de consumo dos equipamentos tecnológicos e a Radiografia do lixo eletrônico
1-      Iniciaremos a aula fazendo uma revisão da aula anterior e com a socialização dos dados coletados nas entrevistas (caso os alunos não tenha realizado as entrevistas em casa, a mesma será realizada na escola com os funcionários, alunos e docentes).   Depois em grupo, de 5 máximo pessoas, os alunos irão construir uma tabela simples dos resultados das entrevistas que também será socializado para o grande grupo. (20 min)
2-      Pregaremos no quadro, com fita crepe, cartões com nomes de alguns países emergentes. Em seguida, perguntaremos: Entre esses países emergentes qual o país que mais produz lixo eletrônico? A partir das respostas dos alunos apresentaremos, em slides, dois gráficos do Pnuma que mostram a quantidade de lixo eletrônico que foram produzidos no período de 2005 a 2006 pelos países emergentes (ver anexo 2), para explicar que os lixo que produzimos em nossas casa causam impacto ambiental nacionalmente.  (Obs.: Neste momento, utilizaremos tanto os gráficos quantos as tabelas das entrevistas.) (20 min)
3-      Após a explicação exibiremos a primeira parte do vídeo “Lixo eletrônico caminhos da Reportagem” que mostra o estado de Manaus como o maior centro produtor de eletro eletrônico do nosso país. Em seguida iremos com os alunos para o laboratório de informática. Em dupla os alunos deverão pesquisar na internet sobre a composição química que há em alguns aparelhos eletrônicos como, por exemplo, computadores, celulares, chapinha, geladeiras, televisão; bem como os efeitos que causam ao meio ambiente e a nossa saúde. Os alunos deverão fazer anotações dos dados da pesquisa para ser trabalhado na sala de aula na próxima aula. (20 min)
4-      Finalizaremos a aula solicitando que os alunos tragam na próxima aula um lixo eletrônico.

3ª Aula: A má gestão do lixo eletrônico: os prejuízos que provocam ao meio ambiente e a nossa saúde
1-      Iniciaremos a aula com uma discussão sobre a composição de uma tonelada de sucata eletroeletrônica mista mostrando uma tabela (ver anexo 4) e com os dados coletados na pesquisa da aula anterior e fazendo uma breve revisão do conteúdo estudado. A partir dos dados coletados na 1ª etapa, será solicitado as duplas que façam um cartaz informativo para ser posto no mural da produção final.
2-      Ao retornar para sala será apresentado aos alunos o termo justiça Ambiental.  Explicaremos que a justiça ambiental diz que cada pessoa tem o direito fundamental de viver em um ambiente limpo e seguro. A definição de justiça ambiental da Agência de Proteção Ambiental é "o tratamento justo e envolvimento significativo de todas as pessoas, independentemente da raça, cor, origem nacional ou renda em relação ao desenvolvimento, implementação e execução de leis ambientais, regulamentos e políticas. "
 Injustiça ambiental ocorre quando as comunidades são injustamente expostos a toxinas insalubres e poluição. Geralmente isso ocorre em comunidades pobres, onde eles não têm o recursos para combatê-la, e onde o valor da terra é baixo. Um exemplo é a comunidade que é localizado perto de uma usina a carvão, aterro sanitário, ou de fabricação da planta.
Pediremos que os alunos reflitam sobre a justiça ambiental da sua comunidade perguntando:
- A justiça ambiental é especialmente comum nas áreas urbanas ou rurais de baixa renda?
- As fontes de poluição, desperdícios e degradação são mais frequentes em qual área? Discutir as razões para tal disparidade.
3-      Em seguida faremos uma dinâmica para exemplificar a ideia de Injustiça ambiental que faz parte dos prejuízos causados pelo lixo eletrônico.
Dinâmica:
Preparação: Antes do início da aula, escrever cada uma das seguintes palavras em um pedaço de cartolina: chumbo, mercúrio, gases de efeito estufa, poluição da água, gases nocivos, e câncer.
Desenvolvimento:
Ø  Dividir a classe em dois grupos. Um que representará os cidadãos dos países pobres (China, Índia, Gana e Nigéria), e outro os cidadãos dos países de primeiro mundo (EUA, Europa e Japão).
  Ø  Mostrar para os grupos os aparelhos eletrônicos que foram trazidos pelo alunos para aula, que representará todas as formas eletrônicas, e perguntar aos grupos onde eles acham que são produzidos a maioria dos produtos eletrônicos, nos países pobres ou nos países de primeiro mundo? (A maioria de fabricação é nos países pobres, de modo que o aparelho eletrônico deve ser passado para esse grupo).
Ø  Solicitaremos que os alunos reflitam um pouco sobre as consequências ambientais ou de saúde que vem das indústrias que produzem os aparelhos eletrônicos. Pegaremos a placa que diz "efeito estufa" e entregaremos aos estudantes do grupo dos países pobres, como eles vão ser os mais prejudicados por eles.
Ø  Perguntar aos grupos onde os aparelhos eletrônicos vão ser comprados (países do primeiro mundo). O grupo que representa os países pobres entregará o aparelho eletrônico ao grupo que representa países do primeiro mundo.
Ø  Informaremos que os alunos do grupo dos países do primeiro mundo estão cansado de seu aparelho eletrônico, e eles querem se livrar dele, por isso levá-la a um programa de reciclagem de eletrônicos a fim de que ele não sejam jogados em um aterro sanitário local e poluir o ar, solo e água. Embora possa parecer que estão fazendo a coisa correta, a grande maioria dos resíduos sólidos são enviado para a os países pobres para ser desmontado para reaproveitamento das suas peças valiosas
Ø  O aparelho eletrônico será entregue para os países pobres. Explicaremos que nesses países os cidadãos ganham a vida desmontando aparelhos eletrônicos, expondo-se a produtos químicos tóxicos no processo, e além disso degradar o meio ambiente. 
Ø  Entregaremos o cartão de chumbo marcados, mercúrio, gases nocivos e poluição da água ao grupo dos países pobres. Todos estes resultam da desmontagem e queima de peças eletrônicas, assim, consequentemente, os cidadãos são exposta a produtos químicos tóxicos e não têm acesso a água limpa.
Ø  Finalmente, entregar o cartão chamado "câncer" para os alunos do grupo dos países pobres, como todos esses produtos químicos tóxicos são cancerígenos e podem, eventualmente, causar câncer.
4-      Será exibido o vídeo África: Exóticas tradições – lixão eletrônico para lançar um olhar sobre a injustiça ambiental que ocorre na Capital de Gana (Accra).
5-      Discutiremos o vídeo com os alunos. Com as seguintes perguntas:
a) O que mais chamou sua atenção neste vídeo?
b) Por que você acha que a África recebe esses lixos? 
c) Por que você acha que as pessoas no vídeo participar na reciclagem de eletrônicos ainda sabendo que ele é inseguro e ilegal? 
d) Que exemplos de injustiça ambiental você percebeu no vídeo? (A água poluída, exposição a substâncias químicas tóxicas, poluição do ar, aumento de problemas de saúde, a poluição visual, etc.)
e) Você acha que é justo a África receber esse lixo?
6-      Para finalizar a aula os grupos que representaram os países pobres e os a países de primeiro mundo irão elencar algumas estratégias para se desfazer do lixos eletrônicos que coletaram na comunidade. Deverão registrar em cartolina e socializar com a turma.

4ª Aula: Reciclagem de lixo eletrônico para o desenvolvimento sustentável
1.      Iniciaremos a aula exibindo a segunda parte do vídeo lixo eletrônico que mostra o estado de São Paulo como o maior centro de consumidor do país, onde o lixos são entulhados em depósitos clandestinos e também são descartados de forma adequada. O vídeo mostra também a falta de preparo que muitos estados do Brasil apresentam para lidar com lixo eletrônico como, por exemplo, em Brasília, onde os cidadãos não sabem o que fazer com lixo que possui em casa. Apresenta ainda, iniciativas que fazem diferenças como o trabalho de dois irmãos em Salvador que recolhem e reciclam computadores usados e uma instituição que além de recolher lixo eletrônicos de empresa e moradores, no estado de Curitiba, ensinam crianças de escola pública a construir robôs com peças de eletrônicos usados.
2.      Para ilustrar o crescimento do problema causado pelo lixo eletrônico, utilizaremos 20 aparelhos eletrônicos que foram trazidos pelos alunos na terceira aula, eles servirão com figuras de estatística quando a situação for lida e resolvida em conjunto. Em seguida solicitaremos que os alunos respondam individualmente um problema semelhante ao que foi ilustrado.
Ilustração:
20 aparelho na mesa, cada aparelho irá representar 15 milhões de eletrônicos. Quantos aparelhos são ao todo?
Curiosidade: A China joga fora 300 milhões de toneladas de computadores por ano.
17 aparelhos serão colocados no chão (representando o lixão). Os três que restaram serão reciclados. Quantos aparelhos foram para os aterros e quantos foram reciclados?
·         Se de 300 milhões de lixo eletrônico foram reciclado apenas 45 milhões. Qual a taxa de porcentagem dos lixos que foram reciclado?
·         Se de 300 milhões de lixo eletrônico foram para os aterros 255 milhões. Qual a taxa de porcentagem dos lixos que foram para os aterros?
O Total de lixo eletrônico está crescendo três vezes mais rápido que outros tipos de lixo e é responsável por 70% de produtos químicos perigosos em aterros sanitários.
Problema:
 Em 2010, os brasileiros abandonaram 96 mil toneladas métricas de PCs. Se dos 96 mil computadores descartados apenas 10% deles forem reciclados.
1.      Qual a quantidade dos computadores que foram jogados em aterros?
2.      Qual a quantidade de computadores que foram reciclados?
1-      Em seguida, apresentaremos aos alunos algumas imagens de várias artes que foram criadas com sucatas de lixo tecnológico, e eletrônico que gera renda para muitas pessoas. (Ver anexo 5)
2-      Após a exposição perguntaremos aos alunos quais foram as propostas que eles elencaram para se desfazer do lixo eletrônico que trouxeram e também os que existe na escola. Aproveitaremos esse momento de socialização solicitaremos que realizem uma pesquisa sobre os pontos de coletas de resíduos sólidos que foram descartados.
Um dos grupos irá pesquisar entre os fabricantes de celular qual a empresa que recolhem os aparelhos e baterias antigas e encaminha-os para a reciclagem. Ligarão para fabricantes ou operadoras de aparelhos celular para saber se disponibilizam pontos de coletas e qual o local mais próximo que podem descartar aparelhos celulares velhos. 
E o outro grupo irá pesquisar sobre as medidas políticas que o município de Igarassu tem feito relativas à eliminação de dispositivos eletrônicos. Ligarão para coleta municipal para saber se no município de Igarassu tem uma coleta diferenciada para esse tipo de lixo e se podem passar na escola no dia _______/_______/_______ para recolher o lixo que foram coletados.  Obs.: Se nenhum dos grupos obtiverem sucessos em sua pesquisa por telefone irão pesquisar pela internet outro locais que poderão fazer o descarte do lixo.

5ª Aula: Culminância
 1.      Tomando por base a problemática real sobre o destino do lixo eletrônico iniciaremos a aula propondo a seguinte situação aos alunos: Se vocês fossem os responsáveis pela limpeza da cidade, o que fariam para conscientizar as pessoas de que o lixo eletrônico é uma fonte de renda e que ele deve ser reciclado para nosso bem? Os grupos deverão organizar um mural com todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do projeto e apresentar para outras turmas da escola.
2.      Depois das apresentações os alunos farão uma avaliação oralmente das aulas que foram ministradas. Falando dos pontos positivos e negativos, ou seja, do que mais gostaram nas aulas e do que não gostaram.
3.      Finalizaremos a aula apresentando o resultado de seus aprendizados, fazendo retrospectiva de todas as produções, parabenizando-os pelo seus desenvolvimento e agradecendo pela contribuição que deram a nossa formação.
7.     AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá ao longo do projeto, na forma de observação, participação, a interação e o interesse do aluno durante as atividades propostas em cada aula, na qual o aluno aprende a envolver-se progressivamente com os conteúdos, interagindo com os colegas e com as descobertas que fazem a cada aula. Desta forma, acreditamos que os alunos irão atingir elevados níveis de aprendizagem. 

1 comentários:

FISICA SEMPRE disse...

Achei fantástica a sua sugestão. Repassei para a minha colega PCNP de Ciências e para os professores de Ciências da DE.

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