segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sequência didática Sobre a Caatinga

Objetivo geral: Compreender a biodiversidade da fauna da Caatinga e sua relação com o meio em que está inserida.
Objetivos específicos:
* Conhecer a fauna da Caatinga e suas características;
* Identificar entre os animais da Caatinga, elementos em comum que os classifiquem (Taxonomia);
* Compreender o ecossistema da fauna catingueira. Quais os riscos e ameaças?
* Refletir sobre necessidade da preservação da fauna da Caatinga da natureza em geral.

Conteúdo: Fauna do bioma Caatinga, Taxonomia, Ecossistema e Preservação.
Ano: 1º
Tempo estimado: Sete aulas
1ª aula
1º momento (20 min): Mostrar a ilustração do conto (Aconteceu na Caatinga de Clotilde Tavares e Flávio Morais, em tamanho grande) e perguntar: O que vocês estão vendo aqui? De que será que fala esta estória? Vamos ver se o que vocês disseram vai acontecer mesmo. Esta estória é um conto, alguém sabe o que é um conto? Ler o conto para a classe. Conversar com a turma sobre o conto, pode-se introduzir as seguintes perguntas: De que fala esse conto? Quem são os personagens? O que aconteceu no conto? Por quê? Como foi resolvido o problema da falta de água? Onde isso aconteceu? Alguém sabe o que é Caatinga? E o que é um calango? Que outros animais foram mencionados no conto? E o que é fauna?
2º momento (20 min): Pedir que ilustrem o conto em seus cadernos. Depois, pedir que socializem seus desenhos com toda a turma, descrevendo-os.
3º momento (20 min): O professor escreve na lousa a palavra Caatinga e começa a explorá-la: Que letras eu tenho aqui, vamos contá-las? Tem alguma letra que aparece mais de uma vez? Qual? Alguém sabe como ela se chama? Agora vamos juntar essas letras e vamos descobrir que palavra é essa? Pedir aos alunos que pesquisem em casa sobre os animais falados no conto, como também que pesquisem o que é Caatinga e fauna no dicionário, Internet ou livro, e que tragam recortes de gravuras sobre a Caatinga.

2ª aula
1º momento (20 min): Pedir que os alunos socializem os resultados das pesquisas. O professor junto com os alunos construirá um cartaz com o título Caatinga. Esse cartaz deverá conter as informações sobre a Caatinga, o professor organizará junto com os alunos as informações obtidas com as pesquisas e escreverá nesse cartaz uma conceituação para Caatinga, de forma que fique compreensível para os alunos, os alunos colarão no cartaz as gravuras que encontraram. O professor pergunta aos alunos qual a relação entre as figuras que colaram no cartaz e a fauna. Deverá ser feita uma leitura do cartaz, e o mesmo deverá ficar exposto na sala.
2º momento (20 min): Solicitar aos alunos que recontem o conto “Aconteceu na Caatinga” a partir das ilustrações que fizeram na aula anterior.
3º momento (20 min): O professor dividirá a turma em grupos, e deverá disponibilizar para cada grupo figuras de animais da fauna catingueira e pedir que os alunos os agrupem de acordo com o que os animais têm em comum. O professor deverá observar como os alunos agrupam os animais e perguntar aos alunos o porquê daqueles agrupamentos para testar suas hipóteses e permitir que descrevam as características dos grupos de animais. Perguntar: Por que vocês acham que este animal pertence a este grupo e não a outro? Entregar a cada grupo envelopes para que coloquem os agrupamentos de animais que conseguiram formar e pedir que os guardem em caixas de sapato (uma caixa por grupo) que serão disponibilizadas pelo professor. As caixas deverão ter etiquetas de identificação dos grupos.
3ª aula
1º momento (20 mim): O professor pede que os alunos formem grupos (os mesmos grupos da atividade do dia anterior) e entrega a cada grupo suas caixas de sapato e a cada aluno uma tabela com a classificação científica dos animais ( anexo 1). Os alunos deverão pegar os envelopes que estão dentro das caixas, as quais contêm os grupos de animais que eles formaram. Em seguida o professor faz uma leitura coletiva da tabela com os alunos. O professor, então, pede que os alunos revejam os grupos de animais que formaram e os comparem com os agrupamentos da tabela que receberam. O professor pergunta aos alunos: Há semelhanças entre a classificação que vocês fizeram e a classificação da tabela? Quais? Há diferenças? Quais?
2º momento (20 min): O professor fixa numa parede da sala de aula um cartaz grande com a classificação dos animais (Ver modelo do cartaz em anexo 2). Após os alunos agruparem os animais de acordo com a tabela, o professor pedirá a eles que colem as figuras dos animais no cartaz nos seus respectivos lugares.
3º momento (20 min): Os grupos de alunos deverão ir para frente da turma, apresentar uma das classes de animais que aparece no cartaz. Cada grupo apresentará uma das classes, explicitando suas características.
4ª aula
1º momento (20 min): Relembrar com os alunos suas pesquisas, pedir que oralmente descrevam o que é Caatinga.
2º momento (20 min) O professor pedirá aos alunos que falem nomes de animais que são da fauna Catingueira, à medida que os alunos forem falando nomes de animais, o professor pergunta a quais classes esses animais pertencem? O professor realiza a brincadeira do Senta e Levanta, a brincadeira consiste em responder sim (levantando-se) ou não (sentando-se) a medida que ouvirem afirmações. O professor fará afirmações do tipo: O preá é um mamífero; A jiboia é um réptil; O tatu-peba é um réptil... O professor aproveitará esse momento para avaliar os critérios de classificação tomados pelos alunos.
3º momento (20 min): O professor pede que as crianças formem grupos e entrega para cada grupo um jogo da memória com figuras de animais da Caatinga e os deixa brincar (se a escola não dispõe desse material, o professor poderá confeccioná-lo).
5ª aula
1º momento (20 min): O professor distribui para cada aluno uma figura com animais em diferentes situações, por exemplo, uma cobra comendo um sapo, um sapo comendo mosquitos, um pinguim no gelo, um peixe na água, um boi comendo capim, depois pede para que cada aluno mostre sua figura aos colegas e fale do que se trata. Depois o professor fixa no quadro uma faixa com a palavra ecossistema e faz a leitura da mesma com os alunos, depois pergunta a eles se sabem o que é isso? Se a resposta for sim, o professor pedirá que se faça relação disso com as figuras que foram distribuídas, caso a resposta seja não o professor lançará mão de um dicionário e fará a leitura do significado da palavra ecossistema para os alunos e depois dará explicações necessárias para que todos entendam e relacionem isso com as figuras dos animais.
2º momento (20 min) O professor deverá instigar os alunos com as seguintes questões e situações: De que se alimentam os sapos, rãs e pererecas? E se o homem colocasse na Caatinga um veneno que matasse todos os grilos, besouros e vaga-lumes, moscas? O que vocês acham que aconteceria com os sapos? Isso é bom ou ruim? E se as cobras são do grupo dos répteis, comessem todos os sapos, rãs e pererecas que são anfíbios, o que aconteceria? Alguns lagartos que também são do grupo dos répteis como as cobras, alimentam-se de insetos. Mas não tem mais insetos, alguém lembra por quê? E de que será que vão se alimentar agora? E se eles não se alimentarem o que acontece? E se o homem resolver colocar fogo numa parte da Caatinga para poder plantar e criar seu gado. O que será que pode acontecer com o veado catingueiro, o preá e a onça?
3º momento (20 min): Conversar com as crianças sobre a importância do ecossistema para manter o equilíbrio no bioma. Provocar reflexão nos alunos
quanto às consequências da menor mudança provocada por causas naturais ou provocadas pelo homem no ecossistema.

Aula 6
1º momento ( 20 min ) O professor distribui aos alunos um mapa da vegetação brasileira( o professor pode usar o exemplo do mapa que está no anexo 3) e pede a eles que localizem o bioma Caatinga.
2º momento (20 min) Após isso o professor conversa com os alunos sobre o que já aprenderam sobre a Caatinga e quais as atitudes que prejudicam ou contribuem com o meio ambiente. No quadro o professor expõe um papel contendo uma lista (sugestão anexo 6) dos animais da Caatinga que estão ameaçados de extinção. Quando o professor disser aos alunos que esses animais estão ameaçados de extinção poderão surgir dúvidas sobre o que é extinção? O professor então faz uso de verbete para esclarecer dúvidas. Depois desse momento o professor entrega aos alunos (que deverão estar em grupos) figuras dos animais da Caatinga (anexo 7) e pede que identifiquem entre as figuras desses animais, as figuras dos animais que estão ameaçados de extinção de acordo com a lista que foi entregue e pede que as separem.
3º momento (30 min): O professor agora pedirá aos alunos que confeccionem um cartaz (o professor deverá disponibilizar para os alunos o material necessário para a confecção do cartaz) com as figuras dos animais que estão ameaçados de extinção. Expor o cartaz na escola para que outros alunos o vejam. Como culminância para essa sequência didática, o professor trabalhará uma música que fale da natureza ou de poluição (sugestão: Xote ecológico de Luiz Gonzaga, anexo 5).




Avaliação

> Observar se os alunos conseguem fazer ilustração referente ao texto “Aconteceu na Caatinga” de Clotilde Tavares;
> Por meio da oralidade dos alunos, perceber se os mesmos demonstram, pelo menos um pouco, familiaridade com o tema estudado;
> Verificar se os alunos conseguem classificar cientificamente alguns animais da Caatinga;
> Analisar os posicionamentos dos alunos quanto à falta de preservação para saber se eles entendem que a preservação é necessária.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates