sábado, 3 de agosto de 2013

Relação de verbos para formulação de objetivos


Segundo Farias et. al (2009) os objetivos servem para nortear e fundamentar as práticas pedagógicas, os mesmos são expressos pelos verbos no infinitivo que traduzem comportamento, habilidades, atitudes, e competência esperadas dos alunos.

Tipos de Objetivos

Objetivo Geral : Define o propósito da sequência didática, ou seja, é o fim que se quer alcançar.

Objetivo Específico: Sinalizam propósitos atingíveis e observáveis pelo professor, a serem alcançados no tempo e nas condições em que se realiza o ensino; constituem um descobrimento dos objetivos gerais. 

Dicas de verbos para serem utilizados nos objetivos gerais e específicos

Conhecimento: 
Apontar - Definir - Escrever - d- Nomear - Recordar - Registrar - Relatar - Refletir - Sublinhar - Colorir - Repetir - Remover - Citar.

Compreensão:
Descrever - Discutir - Esclarecer - Examinar - Explicar - Expressar - Identificar - Localizar - Narrar - Reafirmar - Traduzir - Transcrever - Preencher - Diferenciar - Reconhecer - Ler - Escrever - Comparar.

Aplicação:
Dramatizar - Empregar - Ilustrar - Interpretar - Investigar - Manipular - Praticar - Traçar - Usar - Determinar - Representar - Calcular - Dividir - Construir - Verificar - Efetuar.

Análise:
Analisar - Calcular - Classificar - Comparar - Constar - Criticar - Debater - Diferenciar - Distinguir - Examinar - Experimentar - Investigar - provar - justificar - simplificar - discriminar - verificar - resolver - Associar - Estabelecer - Fatorar.

Síntese:
Armar - Articular - Compor - construir - Coordenar - Dirigir - Criar - Esquematizar - Formular - Organizar - Planejar - prestar - propor - reunir - selecionar - explicar - classificar - dividir - deduzir - relatar.

Avaliação:
Ajuizar - Apreciar - Avaliar - Eliminar - Escolher - Julgar - Estimar - Ordenar - Preferir - Selecionar - Valorizar - Conceitua - Generalizar - Comparar - Estabelecer - Examinar - Discutir.

Fonte: 
FARIAS, Isabel Maria Sabino et al. O planejamento da prática docente. In. Didática e docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber livro, 2008.

SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: D&A, 2000.




3 comentários:

Unknown disse...

Eita!que massa!!!Usamos muito essa questão de verbos no TCC também!!!Beijo!

Juliane Silva disse...

Os verbos são muito importante tanto para sequência didática quanto para o TCC.

Abel Saldanha disse...

Gostei bastante, uma vez que serve para lucidar aquelas pessoas que leccionam e que não possuem formação da pedagogia.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates