domingo, 11 de agosto de 2013

Sequência Didática - Com essa história escrevo uma peça teatral



Conteúdos: Gênero textual: roteiros de peças teatrais
Público Alvo: Alunos do 5º ano do ensino fundamental
Objetivo Geral: Compreender o modo como são organizadas os textos teatrais e sua função social, usando a língua de acordo com a situação em foco, utilizando os conhecimentos linguísticos adequadamente.
Objetivos Específicos:
- Apresentar conhecimentos prévios sobre o tema.
- Compreender a construção de um roteiro teatral.
- Ler e compreender o texto de forma global.
- Produzir roteiro de peça teatral
- Usar a língua de acordo com as características dos personagens que serão interpretados na peça teatral.
- Elaborar convite, obedecendo a estrutura do gênero.
- Vivenciar o gênero.

1º Momento
 Eixo de Ensino: Leitura e Oralidade

Fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos, com os seguintes questionamentos: alguém já assistiu a uma peça de teatro, na escola, no teatro ou em qualquer outro espaço cultural? O que vocês acham necessário para a realização de uma peça teatral? Como os atores sabem o que têm que dizer e a hora certa de fazê-lo? Alguém já leu algum roteiro de peça teatral?
Solicitar que os alunos destaquem aquilo que lhes chamam mais atenção no teatro, seja como espectador ou como autor.
Em seguida, convidar a turma para estudar o roteiro teatral da peça “A Terra das Chamas” escrita por Victor Hugo e Barros. 

2º Momento
 Eixo de Ensino: Leitura

Dividir a turma em quatro grupos e entregue um textos dramáticos diferentes, para que cada grupo faça a leitura silenciosa, em seguida solicitar que os façam a leitura em voz alta para toda a turma. Durante esta atividade, espera-se que os alunos percebam que a leitura do texto dramático precisa de recursos expressivos da oralidade, tais como a entonação, a velocidade o ritmo e o volume, e ainda mais ser acrescido gestos, posturas, movimentos do corpo e dos olhos.
Após a leitura, enfatizar qual deve ser o tom de voz dos personagens e chame atenção para necessidade de expressarmos facialmente as emoções vivenciadas por cada um. No momento em que os parênteses são abertos para instruir sobre a constituição da cena, explique à turma a função dessa parte do texto. (Peças teatrais são: Todo o Mundo e Ninguém de Gil Vicente; A festa no céu de Welington Almeida; O maravilhoso circo das ilusões de Rafael Magalhães; As invenções de Don camaleão de Laís Lima.)

3º Momento
 Eixo de Ensino: leitura e Oralidade

Será feita a partir da leitura dos textos algumas questões de ordem temática que remetem os elementos da narrativa que os alunos já dominam. Qual é a história que está sendo contada? Quem são os personagens da história? Há um conflito? Quem conta a história? Em seguida Haverá uma discussão sobre as questões, principalmente a última pelo fato de não existir uma figura marcada, ou explicita de um narrador, Por que tem momentos que a história é contada pelos próprios personagens, ou seja, com falas diretas, dialogo travado que montam o texto.

4º Momento
 Eixo de Ensino: Análise linguística
                            
Entregar a cada grupo outros roteiros de peças teatrais para verem se tem as mesmas características, ou não, do texto que foi lido pelo grupo. Levantar questões como: O que existe de comum entre elas. Faltam alguns elementos nos textos. Será que a falta de um elemento compromete a peça. Discutir a estrutura do gênero com as crianças a partir dos textos.

5º Momento
 Eixo de Ensino: Leitura

Perguntar aos alunos sobre as condições de produção do gênero, com as seguintes perguntas: Para que serve um texto teatral? Quem escreve? Quem lê? Por que lê? Qual a influência se obtém ao ler um texto teatral?
Solicitar que cada grupo pesquise em livro e internet, as condições de produção do gênero, com base nas questões discutida analisando com as resposta anterior.
Promover uma discussão sobre a função social do texto peça teatral, com apresentação dos dados pesquisados pelos grupos.

6º Momento
 Eixo de Ensino: Leitura, Produção e analise linguística

Levar recortes com início de uma história, solicitando que os alunos em grupos deem continuidade. Com as histórias construídas por eles e com o auxílio da professora, lembrando do que é necessário para elaboração de um roteiro teatral, deverão organizar as falas dos personagens da história.
Apresentar em slides as produções dos grupos para serem revisadas coletivamente. Cada grupo deverá reescrever o seu texto após a revisão.
  
7º Momento
 Eixo de Ensino: Produção

Apresentar o episódio Flicts da série televisiva um menino muito maluquinho. Para discutir os elementos que compõem a ficha técnica de uma peça teatral, como também, voltar à discussão dos recursos expressivos da oralidade, que foram estudados no segundo momento.  Fazer questionamentos como, será que as caretas feitas por Herman na cena em que flicts, personagem que o menino maluquinho interpretar, quer entra na brincadeira estava sendo empregada corretamente? Os alunos deverão justificar suas respostas. Propor que os alunos coloquem as expressões que deverão constar na sua obra.
Mostrar um modelo de uma ficha técnica, para que os grupos organizem a ficha técnica da peça que estão sendo produzida por eles.

8º Momento
 Eixo de Ensino: Produção

Distribuir folha de papel ofício para os estudantes solicitando que façam ilustrações das cenas das obras. Chamar atenção para os objetos que um cenário precisa ter e as sequências adequadas das cenas. Os alunos deverão descrever os cenário para incluir na obra.

 9º Momento
 Eixo de Ensino: Leitura e produção

Antes dos ensaios os alunos se organizaram em direção de elenco, responsável em distribuir os papéis entre os alunos; cenógrafo, responsável pelo cenário da peça, bem como pelos acessórios cênicos; figurinista, responsável por detalhar os figurinos de cada personagem; sonoplasta, responsável por escolher as músicas que serviriam como trilha para algumas cenas. Posteriormente realizar os ensaio das peças, colocando tudo que for necessário, entonação, expressão, etc.  Nesta etapa deverá ser realizado um sorteio para definir aos dias de apresentação de cada grupo.

10º Momento
 Eixo de Ensino: Produção e análise linguística

Elaborar convite para outros colegas e professores da escola assistirem as peças. Recordar das características desse gênero textual. Ele deverá ser curto, convincente e ter o nome dos convidados em destaque. Após a elaboração coletiva do texto, os alunos deverão coletivamente para verificar se precisa modificar ou incluir mais alguma informação no texto. As crianças passarão nas outras salas de aula, na coordenação e na direção para entregá-los.
  
11 º Momento
Eixo de Ensino: produção
Os grupos apresentaram as peças teatrais nos dias que foram estabelecidos no 9º momento. No final de todas apresentações em uma roda de debate, iniciar uma conversa com os alunos fazendo a seguinte pergunta: “O que nós fizemos para encenar a peça de teatro?” Será registrada em tópicos os apontamentos feitos pelos eles. Poderá ser acrescentar as seguintes questões:
·         Qual a importância do estudo do texto teatral para encenação da peça?
·         Como os atores devem proceder para a construção de uma boa encenação? E vocês como fizeram?
Por fim pontuar com os alunos os aspectos positivos da apresentação e aqueles que precisarão ser mais trabalhados em uma próxima vez.
Avaliação

Deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula; acompanhando os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreendendo as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizando formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates