Conteúdos: Gênero textual: roteiros de peças
teatrais
Público Alvo: Alunos do 5º ano do ensino fundamental
Objetivo Geral: Compreender o modo como são organizadas os textos
teatrais e sua função social, usando a língua de acordo com a situação em foco,
utilizando os conhecimentos linguísticos adequadamente.
Objetivos Específicos:
- Apresentar conhecimentos prévios sobre o tema.
- Compreender a construção de um roteiro teatral.
- Ler e compreender o texto de forma global.
- Produzir roteiro de peça teatral
- Usar a língua de acordo com as características dos
personagens que serão interpretados na peça teatral.
- Elaborar convite, obedecendo a estrutura do gênero.
- Vivenciar o gênero.
1º Momento
Eixo de Ensino: Leitura e Oralidade
Fazer um levantamento prévio do conhecimento dos
alunos, com os seguintes questionamentos: alguém já assistiu a uma peça de
teatro, na escola, no teatro ou em qualquer outro espaço cultural? O que vocês
acham necessário para a realização de uma peça teatral? Como os atores sabem o
que têm que dizer e a hora certa de fazê-lo? Alguém já leu algum roteiro de
peça teatral?
Solicitar que os alunos destaquem aquilo que lhes
chamam mais atenção no teatro, seja como espectador ou como autor.
Em seguida, convidar a turma para estudar o roteiro
teatral da peça “A Terra das Chamas” escrita por Victor Hugo e Barros.
2º Momento
Eixo de Ensino: Leitura
Dividir a turma em quatro grupos e entregue um textos
dramáticos diferentes, para que cada grupo faça a leitura silenciosa, em
seguida solicitar que os façam a leitura em voz alta para toda a turma. Durante
esta atividade, espera-se que os alunos percebam que a leitura do texto
dramático precisa de recursos expressivos da oralidade, tais como a entonação,
a velocidade o ritmo e o volume, e ainda mais ser acrescido gestos, posturas,
movimentos do corpo e dos olhos.
Após a
leitura, enfatizar qual deve ser o tom de voz dos personagens e chame atenção
para necessidade de expressarmos facialmente as emoções vivenciadas por cada
um. No momento em que os parênteses são abertos para instruir sobre a
constituição da cena, explique à turma a função dessa parte do texto. (Peças
teatrais são: Todo o Mundo e Ninguém de Gil Vicente; A festa no céu de
Welington Almeida; O maravilhoso circo das ilusões de Rafael Magalhães; As
invenções de Don camaleão de Laís Lima.)
3º Momento
Eixo de Ensino: leitura e Oralidade
Será feita a partir da leitura dos textos algumas
questões de ordem temática que remetem os elementos da narrativa que os alunos
já dominam. Qual é a história que está sendo contada? Quem são os personagens
da história? Há um conflito? Quem conta a história? Em seguida Haverá uma
discussão sobre as questões, principalmente a última pelo fato de não existir
uma figura marcada, ou explicita de um narrador, Por que tem momentos que a
história é contada pelos próprios personagens, ou seja, com falas diretas,
dialogo travado que montam o texto.
4º Momento
Eixo de Ensino: Análise linguística
Entregar a cada
grupo outros roteiros de peças teatrais para verem se tem as mesmas
características, ou não, do texto que foi lido pelo grupo. Levantar questões
como: O que existe de comum entre elas. Faltam alguns elementos nos textos.
Será que a falta de um elemento compromete a peça. Discutir a estrutura do
gênero com as crianças a partir dos textos.
5º Momento
Eixo de Ensino: Leitura
Perguntar aos
alunos sobre as condições de produção do gênero, com as seguintes perguntas:
Para que serve um texto teatral? Quem escreve? Quem lê? Por que lê? Qual a
influência se obtém ao ler um texto teatral?
Solicitar que
cada grupo pesquise em livro e internet, as condições de produção do gênero,
com base nas questões discutida analisando com as resposta anterior.
Promover uma
discussão sobre a função social do texto peça teatral, com apresentação dos
dados pesquisados pelos grupos.
6º Momento
Eixo de Ensino: Leitura, Produção e analise linguística
Levar recortes com início de uma história, solicitando
que os alunos em grupos deem continuidade. Com as histórias construídas por
eles e com o auxílio da professora, lembrando do que é necessário para
elaboração de um roteiro teatral, deverão organizar as falas dos personagens da
história.
Apresentar em slides as produções dos grupos para
serem revisadas coletivamente. Cada grupo deverá reescrever o seu texto após a
revisão.
7º Momento
Eixo de Ensino: Produção
Apresentar o episódio Flicts da série televisiva um
menino muito maluquinho. Para discutir os elementos que compõem a ficha técnica
de uma peça teatral, como também, voltar à discussão dos recursos expressivos
da oralidade, que foram estudados no segundo momento. Fazer questionamentos como, será que as
caretas feitas por Herman na cena em que flicts, personagem que o menino
maluquinho interpretar, quer entra na brincadeira estava sendo empregada
corretamente? Os alunos deverão justificar suas respostas. Propor que os alunos
coloquem as expressões que deverão constar na sua obra.
Mostrar um modelo de uma ficha técnica, para que os
grupos organizem a ficha técnica da peça que estão sendo produzida por eles.
8º Momento
Eixo de Ensino: Produção
Distribuir folha de papel ofício para os estudantes solicitando que
façam ilustrações das cenas das obras. Chamar atenção para os objetos que um
cenário precisa ter e as sequências adequadas das cenas. Os alunos deverão
descrever os cenário para incluir na obra.
9º Momento
Eixo de Ensino: Leitura e produção
Antes dos ensaios os alunos se organizaram em direção
de elenco, responsável em distribuir os papéis entre os alunos; cenógrafo,
responsável pelo cenário da peça, bem como pelos acessórios cênicos;
figurinista, responsável por detalhar os figurinos de cada personagem;
sonoplasta, responsável por escolher as músicas que serviriam como trilha para
algumas cenas. Posteriormente realizar os ensaio das peças, colocando tudo que
for necessário, entonação, expressão, etc.
Nesta etapa deverá ser realizado um sorteio para definir aos dias de
apresentação de cada grupo.
10º Momento
Eixo de Ensino: Produção e análise linguística
Elaborar convite para outros colegas e professores da escola assistirem
as peças. Recordar das características desse gênero textual. Ele deverá
ser curto, convincente e ter o nome dos convidados em destaque. Após a
elaboração coletiva do texto, os alunos deverão coletivamente para verificar se
precisa modificar ou incluir mais alguma informação no texto. As crianças
passarão nas outras salas de aula, na coordenação e na direção para
entregá-los.
11 º Momento
Eixo de Ensino: produção
Os grupos apresentaram as peças teatrais nos dias que
foram estabelecidos no 9º momento. No final de todas apresentações em uma roda
de debate, iniciar uma conversa com os alunos fazendo a seguinte pergunta:
“O que nós fizemos para encenar a peça de teatro?” Será registrada em tópicos
os apontamentos feitos pelos eles. Poderá ser acrescentar as seguintes
questões:
·
Qual
a importância do estudo do texto teatral para encenação da peça?
·
Como
os atores devem proceder para a construção de uma boa encenação? E vocês como
fizeram?
Por fim
pontuar com os alunos os aspectos positivos da apresentação e aqueles que
precisarão ser mais trabalhados em uma próxima vez.
Avaliação
Deverá ser contínua, processual e
diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula; acompanhando os alunos nas
diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreendendo as estratégias
utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizando formas de
intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem
avanços cognitivos.
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